Explicação sobre o magnésio dimalato em pacientes com Fibromialgia

O que é Fibromialgia?

Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

Para aliviar os sintomas de fibromialgia, a medicina convencional te dá algumas opções de tratamento como tomar remédios antidepressivos e analgésicos indicados pelo médico, fazer fisioterapia e terapias alternativas, como a acupuntura.

Mas você sabia que essa doença pode ser apenas sintoma da deficiência de Magnésio em seu organismo?

A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

Causas da Fibromialgia

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome. Confira:

Genética: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome

Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia

Distúrbio do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome

Trauma físico ou emocional: a fibromialgia às vezes pode ser desencadeada por um trauma físico, o estresse psicológico também pode desencadear a condição.

Deficiência mineral: É muito comum pessoas com Fibromialgia ter seus sintomas reduzidos ou completamente curados com a simples suplementação de altas doses de magnésio. Como o magnésio é um alimento mineral natural sem contra indicações, é possível você fazer esse tipo de tratamento com risco zero.

A melhor forma de suplementar magnésio é por intermédio do Magnésio Dimalato, pois ele tem a maior biodisponibilidade entre todos os suplementos de magnésio. Isso quer dizer que esse é o tipo de suplemento que seu corpo vai absorver melhor o mineral em comparação a todos os outros tipos, como magnésio PA por exemplo, que só absorve 30% em média, enquanto que o Dimalato chega a absorver os incríveis 80% de magnésio.

Mas para isso, você precisa primeiro aprender mais sobre o Magnésio. Veja abaixo e tire suas conclusões se praticamente TODOS os sintomas da Fibromialgia não batem com TODAS as causas da deficiência de magnésio no corpo.

Conheça a história do Magnésio

Primeiramente, vamos conhecer um pouco sobre o Magnésio, e depois suas variações. O magnésio tem um papel fundamental na produção de ácido clorídrico no estômago. Algumas pessoas simplesmente não produzem quantidade suficiente de ácido clorídrico (HCl), que pode resultar em uma série de problemas de saúde ligados ao metabolismo e absorção de nutrientes. Essas deficiências podem ser devido a vários distúrbios que afetam o estômago, ou simplesmente devido a diferenças individuais ou razões desconhecidas. À medida que envelhecemos, a produção de HCl no estômago diminui, muitas vezes de forma dramática, e é quase sempre desapercebida.

magnesio-dimalato-nutriblue-boa-saude

O uso da Suplementação de Magnésio (como o Magnésio Quelato, o Magnésio Dimalato ou o Cloreto de Magnésio PA) tem o benefício adicional de ajudar a reduzir muitos problemas potenciais que podem surgir a partir do declínio de forma constante das secreções de ácido gástrico no estômago. Além disso, atua diretamente no metabolismo, corrigindo a absorção de nutrientes e consequentemente, tornando a pessoa mais saudável.

Mas é importante ter em mente que a melhor forma de consumir Magnésio é na forma de Magnésio Dimalato, pois ele é 100% natural e sem contra indicações, além de ser o de maior biodisponibilidade, ou seja, o que tem maior absorção. Muitas pessoas vão em busca do cloreto de magnésio PA e acabam tendo problemas gástricos já que essa forma de magnésio é sintética e química.

O magnésio é um mineral encontrado nos alimentos com várias funções importantes no organismo, como a contração muscular. É recomendada a ingestão de 320 a 420 mg de magnésio diariamente o que não é tão facilmente alcançado com uma alimentação nutritiva. Porém, existem suplementos de magnésio que podem ser aconselhados pelo médico, ou nutricionista, e, geralmente, se encontram na forma de magnésio quelato e magnésio dimalato.

Magnésio Dimalato Puro Super Concentrado

Alimentos ricos em magnésio

Os alimentos ricos em magnésio são principalmente sementes, frutas secas e vegetais. Alguns exemplos são:
• Sementes de abóbora e girassol;
• Amêndoas, avelã, castanha-do-pará, caju, amendoim;
• Espinafre, beterraba, quiabo;
• Iogurte, leite.

Além desses alimentos alguns cereais também são ricos em magnésio como a aveia, por exemplo.

Para que serve o magnésio Dimalato?

O magnésio serve para:
• Melhorar o desempenho físico, porque é importante para a contração muscular;
 Prevenir a osteoporose, porque ajuda a produzir hormônios que aumentam a formação do osso;
 Ajudar a controlar a diabetes, porque regula o transporte do açúcar;
 Diminuir o risco de doença coronária, pois pode diminuir o acumulo de placas de gordura na parede das artérias.
O magnésio também é importante na gravidez para evitar as contrações uterinas antes das 37 semanas de gestação, por isso, em algumas situações o obstetra poderá aconselhar a suplementação em magnésio. O magnésio serve para ajudar na contração e relaxamento dos músculos sendo, por isso, utilizado como suplemento em grávidas e em praticantes de exercício físico intensoOs benefícios do magnésio são, principalmente, contribuir para a produção de energia no organismo e ajudar no metabolismo das proteínas e gorduras.
 

Principais pontos de DOR na Fibromialgia

A dor apesar de ser generalizada é mais forte quando se pressiona alguns locais, conhecidos por pontos dolorosos da fibromialgia, como se pode observar na imagem.

Fibromialgia onde dói?

Normalmente, a fibromialgia afeta músculos, tendões e ligamentos e, por isso, pode prejudicar a qualidade de vida do paciente, porém esta doença não mata nem causa deformidades e, se o tratamento for feito corretamente, pode não piorar com o tempo, sendo que até podem diminuir as manifestações clínicas.

O que pode causar crises

Os sintomas de fibromialgia agravam causando crises e a dor é mais intensa ao toque ou quando se faz atividade física de forma exagerada.
Além disso, o estresse, as alterações do clima e noites mal dormidas ou poucas horas de sona levam a que os sintomas estejam presentes.

Como é feito o diagnóstico de Fibromialgia?

O diagnóstico da fibromialgia deve ser feito pelo reumatologista e é feito através da descrição dos sinais e dos sintomas. Normalmente, inclui a presença de dor severa em 3 a 6 áreas diferentes do corpo durante 3 meses ou dor menos forte em 7 ou mais áreas diferentes do corpo também que dura pelo menos 3 meses.

Além disso, o seu médico pode recomendar exames para excluir doenças que apresentam sintomas semelhantes à fibromialgia. O ideal seria seu médico também pedir exames para ver como anda o magnésio do seu corpo, o exame se chama magnesemia Mg.

Valores normais e alterados do exame magnésio
São considerados resultados normais para o teste de magnésio, quando o método colorimétrico é usado para análise, os seguintes valores:

No caso de Recém-nascido é normal de 1,5 a 2,2 mg/dL. De 5 meses a 6 anos é normal de 1,7 a 2,3 mg/dL.

De 6 a 20 anos o normal é de 1,7 a 2,2 mg/dL e para adultos o normal é de 1,6 a 2,6 mg/dL, acima ou abaixo destes valores teremos níveis alterados.

Em quais casos é indicado realizar o exame magnésio
Indicado na avaliação de distúrbios hidroeletrolíticos (normalmente associada a hipocalcemia e hipopotassemia), pancreatite, insuficiência renal, alterações da absorção intestinal, e monitoramento do tratamento com magnésio durante a toxemia gravídica.

Nível deve ser verificado na suspeita de hipoparatireoidismo, pois sua deficiência está relacionada à diminuição da secreção e ação do paratormônio.

Níveis de Mg devem ser avaliados ao longo do uso de medicamentos que diminuem os níveis deste elemento como a cisplatina, anfotericina B, aminoglicosídeos e furosemida.

Outros benefícios do magnésio:

 Promoção de um bom funcionamento cerebral;
• Diminui a insônia; (Veja mais aqui)
 Prevenção da diabetes;
 Ajudar a rejuvenescer e evitar o envelhecimento do corpo;
 Fortalecimento dos ossos;
 Prevenção de infecções.

Além disso, o magnésio dimalato serve para ajudar na contração e relaxamento dos músculos sendo, por isso, utilizado como suplemento em grávidas para evitar as contrações uterinas precoces e em praticantes de exercício físico intenso, devendo sempre ser feita com aconselhamento médico ou de nutricionista.

O magnésio dimalato melhora o funcionamento do cérebro porque participa na transmissão de impulsos nervosos aumentando a capacidade de memória e de aprendizagem. Alguns alimentos com magnésio são sementes de abóbora, amêndoas, avelãs e castanha-do-pará, por exemplo. Existem diversos tipos de magnésio…. O Magnésio Dimalato, o magnésio quelato e Cloreto de Magnésio PA.

Vamos falar de cada um deles AQUI:

 

Magnésio Dimalato Puro Nutriblue 700mg
magnesio-dimalato-nutriblue
A Nutriblue foi a primeira empresa a produzir o Magnésio Dimalato no Brasil. É atualmente a melhor forma de repor magnésio, já que é um produto 100% natural e sem contra indicações.

Sua fórmula com 350mg de magnésio por porção garante a combinação do magnésio PURO com o ácido málico. Isso é importantíssimo para o organismo, já que essa combinação atua diretamente na energia celular, além de atuar em mais de 350 reações enzimáticas pelo corpo. É considerado o mineral da vida!

A Nutriblue tem o magnésio dimalato puro Super Concentrado e com cápsula vegana. Com apenas 2 cápsulas ao dia, você atinge a 135% da IDR recomendada pela Anvisa. É o magnésio mais puro do mercado, além de ter a melhor biodisponibilidade.

Além disso, a exclusiva cápsula vegana ajuda ainda mais na rápida absorção do organismo. Você pode comprar o Magnésio Dimalato PURO Nutriblue clicando aqui.

Magnésio Dimalato PURO Nutriwave 550mg
magnesio-dimalato-nutriwave

O magnésio dimalato Nutriwave tem 260mg de magnésio dimalato por porção de 2 Cápsulas além de um pouco menos de ácido málico. Ele tem a exclusiva cápsula vegana de Clorofila.

Quem busca apenas suplementar magnésio, pode utilizar o Nutriwave sem nenhum problema. Já quem tem doenças que exigem maior concentração de ácido málico (como a fibromialgia por exemplo) é recomendado que faça uso do Magnésio Dimalato com maior concentração de Ácido Málico, como é o caso do Magnésio Nutriblue de 700mg e o Magnésio Nutriwave de 800mg.

Lembramos que ambos são suplementos de Magnésio PURO. Você pode comprar o Magnésio Dimalato Nutriwave clicando aqui:

Magnésio Dimalato Puro Nutriwave 800mg Super Concentrado
magnesio-dimalato-nutriwave-800mg
A Nutriwave é uma marca própria da loja Nutriblue Oficial e aproveitou todo o conhecimento de quase 4 anos para desenvolver uma linha de produtos ainda melhor que a Linha Nutriblue.

Sua fórmula com 350mg de magnésio por porção garante a combinação do magnésio PURO com a maior concentração de ácido málico do mercado. Com isso, o Magnésio Dimalato Nutriwave 800mg é a melhor opção para quem busca um produto PURO e SUPER CONCENTRADO.

Isso é importantíssimo para o organismo, já que essa combinação atua diretamente na energia celular, além de atuar em mais de 350 reações enzimáticas pelo corpo. É considerado o mineral da vida!

A Nutriwave tem o magnésio dimalato puro Super Concentrado de 800mg e com cápsula vegana. Com apenas 2 cápsulas ao dia, você atinge a 135% da IDR recomendada pela Anvisa. É o magnésio mais Concentrado do mercado, além de ter a melhor biodisponibilidade.

Além disso, a exclusiva cápsula vegana ajuda ainda mais na rápida absorção do organismo. Você pode comprar o Magnésio Dimalato PURO Nutriwave de 800mg clicando aqui.

Cloreto de Magnésio PA 33g Ifal
cloreto-de-magnesio-pa-em-po-33g-ifal

O cloreto de magnésio PA é um suplemento de magnésio QUÍMICO, com menor absorção e com contra indicações. Por ser mais barato, acabou sendo amplamente divulgado e comercializado. Muitos se enganam por acharem que o fato de ser PA (para análise) garante que o produto seja puro. Mas a palavra CLORETO vem de CLORO. Por isso, para que os íons de Cloro se agrupem ao mineral magnésio, o produto sofre uma transformação química. Além disso, ele não pode ser utilizado por quem tem problemas gástricos. Claro que existem vários relatos de pessoas que melhoram com o uso, já que químico ou não, você está inserindo doses de magnésio ao organismo e com isso, consegue algum resultado. Mas é indiscutível que sua absorção e biodisponibilidade seja muito melhor que comparado com o Magnésio Dimalato. Você encontra o cloreto de magnésio PA aqui.

Cloreto de Magnésio PA 1 Kg Synth
cloreto-magnesio-pa-synth-1kg

Com os mesmos benefícios e contra indicações do pacote de 33g, o cloreto PA de 1 Kg é para quem tem interesse em fazer uma compra maior. Nós temos cloreto de magnésio PA de 1kg e cloreto de magnésio PA de 500g para vender em nosso site. Basta clicar nos links.

O suplemento de magnésio é um ótimo tônico físico e mental. Para manter uma vida saudável e um bom funcionamento cerebral se aconselha a ingestão de 2 cápsulas de Magnésio Dimalato PURO (pode ser o de 700mg Nutriblue ou o de 550mg Nutriwave) diariamente, preferencialmente antes de dormir, já que ele é um produto ótimo para melhora do sono. Se preferir, pode fazer uso das cápsulas durante as refeições. Pessoas com fibromialgia ou outras doenças cerebrais podem precisar de quantidades maiores. Recomendamos o Magnésio Dimalato justamente por não ter contra indicação contra super dosagens. Temos relatos de pessoas que pararam de fazer uso de remédios para fibromialgia após a inserção diária de 6 cápsulas de magnésio ao dia.

 

Mas lembre-se:

A suplementação com magnésio, mesmo os naturais,  sempre devem ser orientadas por um médico ou nutricionista. Até a próxima!

 

4 comentários sobre “Explicação sobre o magnésio dimalato em pacientes com Fibromialgia

  1. Faço uso do magnésio dimalato pois sou personal trainer e o indico a todos os meus clientes. Ele é muito útil na questão de dores, câimbras e recuperação muscular, tanto que os médicos o indicam para quem tem Fibromialgia. É um produto 100% natural e que pode fazer muita diferença na performance de atletas. É muito mais útil inclusive que muito suplemento fitness que vendem por ai.

  2. Olá, quero deixar meu agradecimento pelas informações. Depois que lí sobre o magnésio dimalato, passei a fazer uso e a diferença em qualidade de vida é notável! Eu durmo melhor e tenho muito mais disposição durante o dia. É sensacional como um produto natural pode fazer tanta diferença em nosso dia a dia. Uso e recomendo o Magnésio Dimalato da Nutriblue há todos os meus amigos e parentes. Mais uma vez, muito obrigada por me fazer conhecer os benefícios desse importante mineral.

  3. O Cloreto de Magnésio é muito bom e pode ser usado por adultos sem nenhuma contra indicação, exceto pessoas com graves problemas renais (conforme Dr. Lair Ribeiro – busque no Youtube). Escolha o Cloreto de Magnésio PA ou, em outra fórmula o Magnésio Dimalato. Faço uso constante e sinto muito bem. Trata-se de um mineral, do qual todo brasileiro tem deficiência. Não precisa de receita médica e os médicos em geral não prescrevem nenhum suplemento alimentar, em geral, porque não conhecem bem ou falta de interesse.

    1. O cloreto de magnésio PA tem sim contra-indicações. Não é apenas para problemas renais como comentou… pessoas com problemas gástricos também não devem consumir esse tipo de produto. O Magnésio Dimalato tem a vantagem de ser o mais biodisponível, ou seja, ele é o que mais absorve com cerca de 80% enquanto que o cloreto PA absorve apenas 30%. Por isso ele é considerado a melhor forma de suplementar magnésio.

      Além disso, o Dimalato é considerado um alimento mineral natural 100% PURO e sem contra indicações, diferente do Cloreto PA que é considerado um medicamento (tem até registro no MS) e tem contra indicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *